-
15.05.2025
Angola honra 50 anos de independência conquistando 87 Medalhas no CAN de MMA
Angola arrecadou, no total, 87 medalhas no Campeonato Africano de Artes Marciais e Mistas (MMA), terminado a 10 de Maio último, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, em Luanda, realizado em saudação à celebração dos 50 anos de Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro próximo.
-
30.04.2025
Juventude em Destaque nos 50 anos da Independência Nacional
A segunda edição do Prémio Nacional da Juventude decorreu sob o testemundo do Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.
-
07.04.2025
Perto de 250 cidadãos condecorados com a medalha dos 50 anos da Independência Nacional
A outorga da medalha comemorativa dos 50 anos de independência, aos primeiros 247 condecorados, marcou em Luanda, no dia 4 de Abril de 2025, as celebrações do dia da paz e da reconciliação nacional.
-
06.02.2025
O Tribunal Constitucional promoveu, nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2025, uma Conferência Internacional subordinada ao tema "Constitucionalismo como Expressão da Independência e Soberania dos Estados", em alusão às celebrações dos 50 anos da Independência Nacional e dos 15 anos de vigência da Constituição da República de Angola.
-
04.02.2025
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, disse, esta terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, na Província do Uíge, que a “a nossa liberdade só foi possível graças à entrega e determinação dos seus melhores filhos, muitos dos quais derramaram o seu sangue e entregaram as suas vidas para o alcance da independência nacional e podermos erguer a bandeira da liberdade”.
- mais notícias »
Subscreva A NEWSLETTER
Receba informações e novidades sobre as Celebrações dos 50 Anos da Independência Nacional de Angola, subscrevendo à newsletter.
A sua subscrição foi feita com sucesso!
Agradecemos o seu interesse.
19.12.2024
Ciência e Inovação em Destaque nas Comemorações dos 50 Anos de Independência de Angola

No âmbito das celebrações dos 50 anos de Independência Nacional, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou no dia 13 de Dezembro de 2024, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, a cerimónia de premiação da 1ª Edição do Prémio Nacional de Ciência e Inovação.
O prémio, instituído pelo Decreto Executivo nº 116/24, de 24 de Maio, visa promover a ciência, a tecnologia e a inovação como pilares do desenvolvimento sustentável de Angola, reconhecendo o trabalho de excelência de investigadores, inventores e inovadores.
O evento contou com discursos de destaque, incluindo uma intervenção da Ministra de Estado para a Área Social, Maria do Rosário Bragança, que sublinhou o compromisso do Executivo com o investimento na investigação e inovação. O Ministro Albano Ferreira, titular do MESCTI, destacou a relevância do prémio para o estímulo à cultura científica e tecnológica, reforçando o alinhamento com o seu Regime Jurídico do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os prémios foram distribuídos por oito categorias, abrangendo desde carreiras científicas até jovens cientistas e inventores, com destaque para a Professora Anabela Leitão, vencedora do Prémio Nacional de Carreira, e Messias António Bumba, laureado com o Prémio Nacional de Ciência. Além dos prémios monetários e troféus, foram atribuídas menções honrosas em várias categorias, reconhecendo contribuições significativas para o avanço científico e tecnológico do país.
A cerimónia reuniu membros do Executivo, gestores académicos, estudantes e representantes de organizações internacionais, consolidando este evento como um marco histórico nas comemorações dos 50 anos de Independência de Angola e no incentivo à ciência e inovação como motores de desenvolvimento nacional.


